Tratamento de Água
O processo convencional de tratamento de água é dividido em fases. Em cada uma delas existe um rígido controle de dosagem de produtos químicos e acompanhamento de padrões de qualidade.
A água que abastece a cidade de Cacoal vem do Rio Machado. Antes de ser consumida, a água bruta, da maneira que está na natureza, precisa ser tratada cuidadosamente. Somente depois de um rigoroso controle de qualidade,quando é constatada sua potabilidade, a água é bombeada para reservatórios. Depois ela vai para as residências pela rede de distribuição.
A água bruta é o mesmo que água não tratada, pode ser água de um rio, fonte, poço, barragem, etc
Na captação a água é retirada do rio por motor bombas num volume de 1.100m³ /h. e por meio de tubulações é levada à Estação de Tratamento de Água (ETA) onde recebe tratamentos químico,físico,bacteriológico,adição de cal e cloro .
Atualmente, são tratados 900 m³ de água por hora. É um volume de água tratada suficiente para a cidade de Cacoal, mas que será aumentado para 416 litros por segundo ou 1.500 m³/h.,através de um projeto de extensão e melhorias dos sistemas de abastecimento que já estão em andamento.
O sistema usado em nossa cidade é o tratamento convencional de água que passa pelas fases de Adução, Floculação, Decantação, Filtragem, Desinfecção. Essas etapas se completam.
Adução:É a tubulação que conduz água da captação até a ETA- estação de tratamento e desta aos reservatórios
Na floculação, a água já coagulada movimenta-se de tal forma dentro dos tanques que os flocos misturam-se, ganhando peso, volume e consistência, nesta fase, é adicionado sulfato de alumínio.
Na decantação, os flocos formados anteriormente separam-se da água, sedimentando-se, no fundo dos tanques, neste processo a água ainda contem impurezas.
Por isso, a água decantada precisa passar por filtros constituídos por camadas filtrantes que retêm a sujeira ainda restante.
Na desinfecção ou cloração A água já está limpa quando chega a esta etapa. Mas ela recebe ainda mais uma substância: o cloro. Este elimina os germes nocivos à saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios, e o cal .
O reservatório com capacidade de 2.000.000 m³ é direcionado por diversos motores bombas para os diferentes setores da cidade.
Setor de distribuição tem como objetivo direcionar o abastecimento 24h. Para os diversos bairros da cidade em horários diferentes de acordo com a localidade de cada setor através da rede de distribuição (adutoras).
A responsabilidade do SAAE é levar a água até a entrada da residência, onde estão o cavalete e o hidrômetro e o relógio que registra o consumo de água. A partir daí, o consumidor deve cuidar das instalações internas e da limpeza e conservação do seu reservatório. O SAAE recomenda que a caixas-d’água seja limpa a cada 6 meses e fique devidamente fechada, evitando a sujeira e a contaminação por insetos ou animais.
O SAAE também realiza manutenções preventivas nas instalações, para evitar problemas emergenciais. Entre esses trabalhos, está à troca de equipamentos, limpeza, desinfecção de reservatórios e conserto de vazamentos.
10 Passos para limpar a caixa d’água
1. Marque um dia para limpar a caixa, aproveite a água para consumo ou guarde-a em alguns vasilhames.
2. Feche bem o registro de entrada de água ou amarre a boia da caixa.
3. Esvazie a caixa d’água abrindo as torneiras, verifique se há vazamentos. Se houver, conserte-os.
4. Deixe um pouco de água na caixa. Feche a saída de água com um tampão, evitando que a sujeira passe pelo cano.
5. Escove as partes internas do reservatório com escova ou vassouras limpas.
6. Retire a sujeira e com auxilio de um balde e pano retire a água.
7. Enxágue a parede e o fundo da caixa d’água usando um balde com a mistura de 20L de água e 20 colheres de água sanitária. Deixe agir por 30 minutos.
8. Abra as torneiras para a água descer e fazer desinfecção dos canos, deixando a caixa esvaziar totalmente.
9. Concluída a limpeza, feche a caixa d’água e verifique se ficou bem vedada.
10. Abra o registro ou desamarre a boia e deixe a água do SAAE entrar.
O Que Devo Saber do Meu Hidrômetro?
O Hidrômetro popularmente conhecido como relógio, é responsável por medir o seu consumo de água, ou seja a água potável que você recebe é medida por ele. No caso da água potável, a sua unidade de medida é o volume, expresso em m³, ou litros(L).
O hidrômetro mede continuamente o volume de água que entra no imóvel registrando em seu visor os valores que representam o consumo.
O hidrômetro que o SAAE instala em sua propriedade tem a certificação do INMETRO, garantindo que o equipamento irá medir a água que for consumida com precisão. Além disso, o hidrômetro também serve para detectar se há vazamentos nas instalações.
O SAAE realiza a leitura e emissão de conta simultânea, ou seja, mensalmente o leiturista vai até seu imóvel, registra a leitura e emite a conta de água e esgoto na mesma hora. Para calcular o consumo subtraia a leitura atual (indicada no relógio pelos números em negrito) da leitura anterior indicada em sua conta de água.
Acompanhe seu consumo. Além disso, é importante o livre acesso do hidrômetro para que a leitura seja realizada mensalmente evitando a missão de conta acumuladas em valor muito alto. Para calcular o consumo subtraia a leitura atual (indicada no visor pelos números em negrito da leitura anterior indicada em sua conta de água)